O Ano Novo Chinês, conhecido também como Festival da Primavera ou Ano Novo Lunar, é um dos maiores e mais importantes eventos da China e Ásia.  Este período representa um conjunto de tradições e rituais que já duram mais de 2.000 anos.  As transações internacionais na China e Ásia param devido às festividades já que a maioria dos Chineses – mais de 300 milhões -, viajam, retornando para as casas de suas famílias. Este é considerado o maior movimento migratório do planeta!

No entanto, dias anteriores aos das festividades, o fluxo de trabalho e vendas aumenta nestes países, pois além do mercado nacional estar em alta, o mercado internacional está a “todo vapor” devido à volta do feriado do Ano Novo nos principais países do mundo.  Como sede de muitas empresas fornecedoras para o mundo todo, a China precisa preparar-se para não perder receita, vendas ou encomendas.

As importações são bastante afetadas no que diz respeito a logística internacional. No período do Ano Novo Chinês, as empresas devem antecipar os embarques para não causar atrasos ou qualquer tipo de contratempo para as importações.

É válido lembrar também que, principalmente na primeira semana de fevereiro, alguns fornecedores ainda podem estar em férias, pois mesmo o festival tendo seu fim decretado oficialmente no dia 02/02, muitas empresas só retornam às atividades após o dia 11/02, prolongando ainda mais o Ano Novo Chinês.

Aconselha-se evitar visitas à China neste período, especialmente para negócios, já que terão bastante limitações na prestação de serviços. Também é muito importante programar suas importações para fugir deste período inativo: como já salientamos, muitas empresas entram em recesso: param ou diminuem drasticamente a produção, assim como as repartições públicas e as bolsas de valores do país ficam ao menos uma semana fechadas.

Para não ser pego de surpresa, converse com seu Agente de Cargas. Acreditamos que juntos podemos alinhar os projetos para os embarques internacionais, não só nesse período, mas em qualquer momento do ano, sem nenhum inconveniente. Informação é a base para que sua necessidade seja atendida da melhor forma possível.

Por: Murilo Bernardi e Marieli Depieri de Lima.