Ao trabalhar com um agente de cargas, há uma série de diferentes opções de serviços que você precisa estar familiarizado com a garantir que obtenha o serviço que você espera. Para fazer isso, existem 2 termos que você deve familiarizar-se: CY e CFS. CY significa Container Yard (Pátio de containers) e CFS significa Container Freight Station (Estação de Carga de Containers).

Quando um agente lhe fazer uma cotação, ele provavelmente vai querer saber se você deseja um serviço “porta a porta” ou se você quer a mercadoria chegue somente ao porto de destino, onde você será responsável por mover os bens do porto para a sua localização final.

CY / CY
Este serviço é considerado de “porto a porto”. A carga é embalada no local do exportador e, por vezes, no armazém do agente de cargas, dependendo do seu contrato. O exportador é quem envia a mercadoria, e você, a recebe. A carga será entregue no porto de destino.

CY / CFS
Este serviço é considerado “porto a porta”. Assim como o CY / CY, a carga é embalada no local do exportador e, por vezes, no local do agente de cargas, dependendo do seu contrato. No entanto, no lado do destino, o container é esvaziado na estação de cargas de contêineres da transportadora. É de sua responsabilidade, como importador, tomar esta carga solta e movê-la a partir do porto de destino para a sua localização final, mesmo que seja um armazém, centro de distribuição, local de varejo, etc.

CFS / CY
Este é considerado um serviço “porta a porto”. Você deve usar esse serviço se a sua fábrica entregar a carga solta, ou a carga em um container que não é o de transporte final para o porto. Seu agente, então, agrupa os produtos na embalagem de expedição. No lado do destino, sua carga será entregue nesses recipientes para a sua localização final.

CFS / CFS
Este é considerado um serviço “porta a porta”. Neste caso, a carga será entregue solta à porta de transporte, embalado no recipiente pelo agente, e desfragmentada no porto de destino. O importador é responsável por organizar a recebimento da carga no porto de destino e movê-la para a localização final.

Entender esses serviços é crucial para garantir que você receba o serviço que você está esperando. Muitas empresas que são novas para a importação nem sempre compreendem as suas responsabilidades no porto de destino. Em particular, se você estiver usando um CY / CFS ou CFS / CFS, você precisa entender quanto tempo você tem no porto de destino para pegar sua carga antes de taxas começam a ‘correr’. Você também precisa ter certeza de que sabe o o quanto vai demorar para tomar posse da sua mercadoria para se certificar de que tem o material preparado.

Por Murilo Bernardi.