Transporte Aéreo
Mais rápido e seguro para remessas de alto valor e baixo volume
Transporte Marítimo
Menor custo para grandes volumes e longas distâncias
Transporte Rodoviário
Imprescindível, na etapa inicial e final de toda cadeia de suprimentos
Com uma equipe focada em logística internacional e parceiros em todos os modais de transporte no mundo inteiro, a Efficienza garante prazos realistas e preços mais competitivos para levar ou trazer sua carga pela terra, pelo mar ou pelo ar com total segurança. A atuação em conjunto com a equipe de despacho aduaneiro permite fornecer status da sua carga em tempo real e liberação alfandegária sem embaraços.
Para pequenos volumes, a Efficienza oferece a consolidação de cargas, através de agentes próprios ou de terceiros. Mais economia e praticidade com a garantia de que a carga chegará ao seu destino sem complicações.
IMO é a sigla de Organização Marítima Internacional, termo utilizado para denominar cargas perigosas. Em suma, é toda e qualquer substância que, dadas às suas características físicas e químicas, possa oferecer, quando em transporte, riscos à segurança pública, saúde de pessoas (por meio de explosão, incêndio, toxicidade e envenenamento) e meio ambiente, de acordo com os critérios de classificação da ONU, publicados através da Portaria nº 204/97 do Ministério dos Transportes.
A correta classificação, etiquetagem e sinalização da carga são essenciais para segurança no seu manuseio, evitando riscos a quem opera. A Efficienza tem expertise na contratação de parceiros logísticos especializados e na obtenção da documentação necessária.
Confira abaixo alguns dos documentos exigidos no Brasil, antes da atracação da carga no primeiro porto brasileiro:
FISPQ (Ficha de Informação de Produto Químico)
Ficha de Emergência (Anexo VIII da NR 29)
MDGF (Multimodal Dangerous Goods Form)
MSDS (Material Safety Data Sheet)
É considerada carga especial aquela que não pode ser transportada da forma tradicional por ter características específicas. Entre as elas: perecividade, fragilidade, grande volume e peso elevado. Esse tipo de mercadoria precisa de um planejamento especial para o transporte seguro. Isso inclui veículos com temperaturas específicas, cuidados para evitar a umidade durante o trajeto, escolta e interdição de vias para peças muito volumosas etc. Cuidados necessários incluem escolher embalagens apropriadas, planejar rotas eficientes e cuidados no carregamento e descarregamento.
Com o crescimento dos roubos de carga no Brasil, as empresas passaram a considerar especiais também as cargas de maior valor agregado, como os eletrônicos. O transporte deve seguir certos cuidados, por vezes o uso de veículos destinados ao transporte de valores.
Cargas que necessitam de cuidados redobrados no manuseio e transporte para não sofrerem avarias. Exemplos: cristais, bebidas engarrafadas, espelhos, cerâmica e antiguidades.
Alimentos precisam estar corretamente embalados e transportados com cuidados para não deteriorarem. Exemplos: frutas, vegetais, carnes, aves, peixes, ovos, flores, leite e derivados.
Precisam ser transportados de acordo com as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): temperatura adequada, controle de umidade e de higiene.
As cargas vivas são compostas por animais vivos. O transporte deve ser realizado de acordo com normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran):
Cargas consideradas especiais por precisarem de veículos específicos e apoio para trafegar em segurança nas vias. Em alguns casos, é necessário o suporte da empresa de energia elétrica local para desligar a fiação dos postes e religar em seguida, devido à altura das peças.
A correta classificação, etiquetagem e sinalização da carga são essenciais para segurança no seu manuseio, evitando riscos a quem opera. A Efficienza tem expertise na contratação de agentes logísticos especializados e na obtenção das documentação necessária.
Confira abaixo alguns dos documentos exigidos no Brasil, antes da atracação da carga no primeiro porto brasileiro:
FISPQ (Ficha de Informação de Produto Químico)
Ficha de Emergência (Anexo VIII da NR 29)
DANFE (Nota Fiscal)
MDGF (Multimodal Dangerous Goods Form)
MSDS (Material Safety Data Sheet)
Carga projeto refere-se a carregamentos com dimensões ou pesos não convencionais, exigindo planejamento logístico detalhado para transportar itens como equipamentos, reatores, geradores, etc. Isso inclui fretamento de veículos adaptados e intervenções em estradas.
A Efficienza envolve-se diretamente na negociação com terminais para descargas especiais, planejando minuciosamente toda a operação logística. Atuamos na minimização de riscos, incluindo a contratação de fretes e seguros, garantindo a segurança e eficiência do transporte.
Mais agilidade e pontualidade
Quando os prazos exigem velocidade!
O modal aéreo é o mais rápido, versátil e seguro. Alcança rapidamente regiões não atendidas pelo modal marítimo. Alto nível de segurança operacional, total rastreabilidade graças a automação existente nos aeroportos e controles de carga.
O modal aéreo é vital quando os prazos são apertados. É uma alternativa eficiente na ocorrência de problemas operacionais ou greves no setor portuário e rodoviário que podem impactar no tempo de trânsito da carga.
Com um trabalho em conjunto da logística com o time de despacho aduaneiro, a Efficienza proporciona os menores tempos de liberação de carga no aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. Muitas cargas são liberadas antes mesmo da aterrissagem da aeronaves.
Vantagens do frete aéreo:
– Embarque e desembarque mais rápidos
– Prazos de chegada e partida mais acurados
– Versatilidade de envio para quase todos os destinos
– Alto nível de segurança operacional, menor risco de roubo e danos
– Menor tempo de armazenamento
Grandes volumes e largas distâncias
O transporte marítimo é o modal mais importante para o comércio exterior. O grande fluxo de embarcações possibilita o comércio entre diversos países. Grandes cargas, dos mais variados tamanhos, formatos e estados físicos. A Efficienza conta com excelentes parceiros comerciais para apresentar soluções inteligentes e economicamente muito interessantes!
Vantagens do transporte marítimo
Baixo custo
O baixo custo do frete marítimo é uma das suas maiores vantagens, quando comparado com outros modais. Mesmo considerando que após a pandemia, o custo desta modalidade subiu consideravelmente, principalmente em importações vindas da Ásia, por escassez de material, de container e de mão de obra.
Longas distâncias
Este modal cobre uma vasta área de cobertura, movimentando cargas entre cidades, países e continentes, o que faz do transporte marítimo o mais utilizado para o transporte internacional.
Cargas com grande volume e dimensões
O volume que este modal pode comportar é muito superior aos demais, possibilitando movimentar um grande volume de mercadorias em apenas um embarque. Além de ser o modal que consegue transportar produtos com as maiores dimensões possíveis.
Navios porta-contêineres
Os mais utilizados no comércio internacional. São os gigantes dos mares, com uma capacidade impressionante, podendo transportar até milhares de TEUs. Isso possibilita o transporte de grandes volumes de carga em uma única viagem, o que aumenta a eficiência logística e reduz os custos de transporte por unidade. Uma característica dos navios porta-contêineres é que eles vêm equipados com ligações para contêineres refrigerados, permitindo o envio de cargas perecíveis.
Navios petroleiros
São aqueles utilizados para o transporte de petróleo bruto e de seus derivados. São embarcações capazes de carregar mais de 300 mil litros, com um sistema repleto de canos interligados, que servem para equilibrar a distribuição dos líquidos. Uma das características marcantes dos navios petroleiros é que eles apresentam uma maior largura e menor profundidade, o que os torna mais propensos a navegar em águas mais rasas. Para oferecer maior segurança, apresentam um casco duplo para evitar desastres ambientais, como os vazamentos de óleo no mar.
Navios gaseiros
O transporte de gases liquefeitos, como GNL, GLP, amônia, etileno, propileno entre outros depende deste tipo de embarcação. Uma das características marcantes são aos seus tanques arredondados, que ficam visíveis acima do convés principal.
Navios graneleiros – Bulk carrier
Muito usados no setor de exportação brasileiro, para o transporte de grãos. São embarcações que possuem escotilhas sobre os porões e recebem a carga direto neles, sem embalagem específica ou marca comercial, e devem ser carregados e descarregados em terminais portuários específicos para este tipo de carga. Projetado para carregar e descarregar mercadorias a granel, como grãos, minerais e carvão. São embarcações que, geralmente, apresentam um convés em formato retangular, o que torna mais fácil a movimentação dos itens.
Navios frigoríficos – Navios reefer
Bastante utilizado na exportação de produtos do Brasil , os navios frigoríficos ou reefer, fazem o transporte de mercadorias que precisam ser refrigeradas, como as carnes bovinas e suínas que nosso país exporta bastante. São navios dotados de equipamentos de refrigeração em seus porões, para conservar cargas perecíveis resfriadas durante o percurso. São muito utilizados no transporte de proteínas e de materiais que precisam de controle preciso de temperatura, como as vacinas.
Navios para cargas vivas
Os navios de cargas vivas são utilizados para o transporte de animais vivos, em geral, gado, suínos e equinos. Essas embarcações trazem células individuais para os animais e são compartimentados como currais.
Container Dry Box
Ideal para diversos tipos de carga seca, como aparelhos eletrônicos, vestuário, utensílios, paletes, caixas e tambores.
Dry 20 PÉS
Dimensões
Externa: 6.058m de comprimento X 2.438m de largura X 2.591 m de altura
Interna: 5.900 m de comprimento X 2.350 m de largura X 2.393 m de altura
Capacidade máxima de 24.000 kg e cúbica de 33,2m³
Dry 40 PÉS
Dimensões
externa:12.192m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 m de altura
interna: 12.032 m de comprimento X 2.350 m de largura X 2.392 m de altura
Capacidade máxima de 26.930 kg e cúbica de 67,7 m³
Container High Cube
Recomendado para o transporte de grandes quantidades de mercadorias e projetos personalizados, devido à sua altura interna e externa superior.
High Cube 40 PÉS
Dimensões
externa:12.192 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.895 m de altura
interna: 12.032 mm de comprimento X 2.352 mm de largura X 2.698 mm de altura
Capacidade máxima de 26.330 kg e cúbica de 76m³
Container Bulk
É um contêiner graneleiro, próprio para o transporte de cargas a granel. Criado para transportar produtos secos, com uma abertura no painel frontal. Seu diferencial é proporcionar o despejo da carga pela ação da gravidade , assim, facilitando e agilizando a descarga do contêiner.
Bulk 20 PÉS
Dimensões
Externa: 6.058 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 m de altura
Interna: 5.838 m de comprimento X 2.366 m de largura X 2.374 m de altura
Capacidade máxima de 30.480 kg e 37,5 m³
Container Reefer
Os containers refrigerados e que se conectam ao sistema elétrico dos navios são conhecidos como Reefer. São utilizados para o transporte de cargas perecíveis como frutas, legumes, carnes, peixes, derivados de leite e outros que precisam de controle de temperatura. Disponíveis nos tamanhos de 20 e 40 pés e podem ser utilizados como DRY comuns, se estiverem desligados (chamados de NOR).
Dimensões
Interna: 5.444 mm de comprimento X 2.294 mm de largura X 2.276 mm de altura
Externa: 6.058 m de comprimento X 2,438 m de largura X 2.591 m de altura
Capacidade máxima de 22.360 kg e cúbica de 28,4 m
Dimensões
Interna: 11.561 mm de comprimento X 2.268 mm de largura X 2.249 mm de altura
Externa: 12.192 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.590 m de altura
Capacidade máxima de 26.000 kg e cúbica de 59,3 m
Container Flat Rack
Projetado para transporte de cargas em grandes dimensões, como máquinas, componentes, barcos, veículos especiais.
Flat Rack 20 PÉS
Dimensões:
Externa: 6.069 m de comprimento X 2.380 m de largura X 2.591 m de altura
Interna: 6.038 m de comprimento X 2.210 m de largura X 2.213 m de altura
Capacidade máxima de 34.000kg e capacidade cúbica de 37,57 m³.
Flat Rack 40 PÉS
Dimensões:
Externa: 12.192 m de comprimento X 2.230 de largura X 2.591 de altura
Interna: 12.020 m de comprimento X 2.230m de largura X 11.730 m de altura
Capacidade máxima de 45.000 kg e capacidade cúbica de 67m³.
Existe uma variedade de modalidade para os tipos de containers tanques. Todos são revestidos, indicados para transporte de produtos químicos corrosivos ou cargas de ácidos e vinhos.
Interna: 5.717 m de comprimento X 2.267 m de largura X 2.117 m de altura.
Externa: 6.058 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.438 m de altura
Capacidade máxima de 24.000 kg e 27,4m³
Container utilizado para transporte de mercadorias que não podem ficar totalmente fechadas ou então que sejam muito altas, necessitando que o teto seja aberto. Os principais produtos transportados nesse tipo de contêiner são trigo e cimento. Além desses, são transportados qualquer produto com excesso de altura (não cabendo em um container dry convencional).
Interna: 5.895 m de comprimento X 2.340 m de largura X 2.286 m de altura.
Externa: 6.059 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 m de altura
Capacidade máxima de 27.020 kg e 65,6 m³
Interna: 12.043 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 m de altura.
Externa: 12.192 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 m de altura
Capacidade máxima de 30.820 kg e 65,6 m³
Utilizada em transportes especiais, especialmente de veículos e volumes de grandes dimensões. É composta somente pelo piso, nas dimensões exatas de um container. A mercadoria é presa geralmente por intermédio de cabos.
Plataforma 20 Pés
Dimensões
externas: comprimento 6.058 / largura 2.438 / altura 226
internas: comprimento plataforma 6.020 / largura plataforma 2.413 / altura 2.290
Cubagem: 29 m3
Características: Bolsa para movimentação com carga. Plataforma de aço. Içamento por cima.
Plataforma 40 Pés
Dimensões
externas: comprimento 12.192 / largura 2.438 / altura 628
internas: comprimento plataforma 12.150 / largura plataforma 2.413 / altura 2.290
Cubagem: 67 m3
Rodoviário e Ferroviário
Modal ferroviário
Apesar de ser um modal mais rápido, mais barato e menos poluente quando comparado ao marítimo e rodoviário, apenas 20% do transporte de cargas no Brasil é feito por ferrovias. Assim como o modal marítimo, o ferroviário é bastante usado para transporte de grandes volumes de mercadorias. Em algumas regiões, pode ser considerada como uma opção interessante, em operações intermodais, combinada com os modais rodoviário e marítimo.
Os países mais desenvolvidos investem fortemente nesse modal. Dessa forma, esses países usufruem de rotas comerciais mais amplas dentro do seu próprio território. Estados Unidos e Rússia se destacam neste modal, sendo o principal meio de transporte de cargas e pessoas.
Vantagens do modal ferroviário:
Modal Rodoviário
O transporte rodoviário é hoje responsável por mais de 60% de toda a carga movimentada no país. Com uma extensa malha rodoviária, essa modalidade oferece flexibilidade, acessibilidade e conveniência. Permite que as mercadorias sejam coletadas e entregues diretamente no local de origem e destino. Oferece melhor custo-benefício para cargas menores e menos pesadas. Com taxas competitivas e menor necessidade de manuseio, o transporte rodoviário se destaca como uma opção econômica para pequenas e médias remessas. Essencial para escoamento da produção das áreas rurais até os centros de distribuição e exportação.
Vantagens do modal Rodoviário: