Profissionais de comércio exterior são extremamente importantes dentro de uma empresa com este perfil, pois um profissional qualificado ajuda a reduzir custos, encontrar soluções, pesquisar mercados, pesquisar tendências, produtos e, junto aos clientes e fornecedores definir estratégias para cada ação.
Normalmente, estes profissionais têm como responsabilidade controlar processos de importação e exportação de produtos, identificando as necessidades dos clientes e fornecedores, buscando oportunidades de compra ou venda e elaborando estratégias de negócio, bem como definindo serviços de seguro, logística, despacho, entre outros.
Um bom profissional de comércio exterior tem que ser aquele que não desiste nunca, disposto a acordar dia após dia para lidar com as dificuldades e encarar de peito aberto as mudanças diárias e surpresas que os órgãos públicos aplicam. Tem que estar aberto a conhecer novas culturas, acompanhar o cenário global de economia e política.
O mercado de comércio exterior é repleto de altos e baixos, por isso as empresas buscam profissionais com perfis de liderança, já que ter capacidade de tomar decisões pode ser benéfica para as situações que ocorrem diariamente. Este profissional deve estar preparado para correr o mundo se precisar ou ir acompanhar a chegada de um embarque no porto.
Conhecer os desafios que se encontram pelo caminho, é essencial, já que são vários obstáculos e barreiras que deverão ser resolvidos com máxima eficiência. Ser motivado destaca-se por conseguirem encontrar soluções, mesmo nas situações mais complicadas.
Importações e exportações são processos de grande importância pois envolvem tempo, dinheiro, riscos, documentos, cargas, dentre outras particularidades. Trabalhar em equipe, é fundamental para concluir os processos e alcançar resultados, compartilhar informações e conhecimentos, agregando valor à equipe e obtendo ideias, afim de encontrar melhores saídas.
Ser criativo nesta área, quer dizer criar soluções, de forma inovadora, para situações logísticas e mercadológicas. Ser criativo é poder negociar com o cliente e o fornecedor um produto novo ou um serviço melhor, agregando valor ao trabalho.
Uma comunicação boa é essencial pois ajudará a evitar falhas e resolver os problemas de forma mais ágil. Uma comunicação clara ajuda tanto os clientes, que não têm tempo a perder, quanto internamente, para a equipe de trabalho. Quem lida com diversas culturas e hábitos diariamente, deve ter a capacidade de se adaptar. Ser flexível, sairá bem em qualquer situação. Uma característica essencial é relacionar-se bem, usando a inteligência emocional, ou seja, não permitir que situações exteriores afetem nossa produtividade, além de buscar a verdadeira parceria dos colegas de trabalho. Saber aceitar críticas, ouvir e analisar o que não deu certo é um ótimo caminho para o crescimento pessoal.
Autor: Cristiane Rosana Maltauro Teixeira