A China anuncia abertura do seu mercado, que é de 1,3 bilhão de consumidores, para todos os países que tenham interesse e queiram aproveitar esta oportunidade, inclusive o Brasil.
Para isso, irá realizar a 1º Exposição Internacional de Importação da China, que será realizada no mês de novembro deste ano em Xangai. Esta será a chave de entrada para nações e empresas interessadas no mercado chinês. Até o momento, o Brasil não confirmou presença no evento.
No ano de 2017, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, o Brasil exportou cerca de US$ 47,48 bilhões para a China e importou US$ 27,32 bilhões. Entretanto, o encarregado de Negócios da embaixada chinesa, ministro Song Yang, não mostra preocupação com o superávit brasileiro de US$ 20,16 bilhões.
Dentre os principais produtos exportados para a China pelo Brasil, estão as commodities. No entanto, Song Yang afirma que o mercado chinês também está aberto à importação de produtos tecnológicos de alta qualidade, peças de automóveis e outros produtos industrializados e aeroespaciais. Para isto, é importante a participação do Brasil na exposição, de forma que oferte seus produtos ao mercado chinês.
Em 2017 o Brasil também teve preferência nos investimentos realizados pela China, que recebeu cerca de US$ 50 bilhões, dos US$ 207 bilhões investidos na América Latina e Caribe, segunda região do mundo que recebeu mais investimentos chineses, depois da Ásia. Além disso, o setor de serviços brasileiros também é uma oportunidade no mercado chinês, inclusive no que diz respeito ao turismo. Contudo, Song Yang lembra da importância da propaganda e oferta dos produtos e serviços brasileiros para esse próspero mercado.
Por Daniela Pelizzoni Dias.