Em cerimônia com a presença do governador Eduardo Leite, Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura, e outras autoridades em Porto Alegre, foi homologado o novo calado do porto de Rio Grande.

O calado operacional do chamado canal interno de Rio Grande, foi ampliado de 12,8 para 15 metros. Desta forma a profundidade, que era de 14,2, agora é de 16,5 metros.

Esta obra de drenagem foi iniciada em 2018 e deste então foram removidas cerca de 16 milhões de metros cúbicos de sedimentos do fundo do rio.

Tarcísio de Freitas afirmou: “Ressalto aqui, a parceria que houve entre o Governo Federal e o governo estadual para que isso se tornasse possível”, disse o ministro. “Com essa homologação, ele se incorpora à rota das grandes viagens, se solidifica como um grande ponto de parada, um ponto importante”, completou.

Com a drenagem deste calado o principal porto gaúcho será capaz de receber embarcações de até 366 metros de comprimento. Além de permitir o recebimento dos navios de maior porte e com maior capacidade, esta modificação oferece fretes mais baratos e seguros.

Por Joana Deangelis.

Referências:

Portosrs
GOV