Em reunião, o Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decretou zerar o imposto de importação de seringas e agulhas hospitalares. Até o momento, a importação destes produtos possuí alíquota de 16%. O comitê da Camex é formado por ministros da Economia, Relações Exteriores, Agricultura e outros representantes dessas pastas e da Presidência da República.
Em congregação, o comitê decidiu suspender também a aplicação de uma sobretaxa que estava sendo cobrada sobre a aquisição de seringas descartáveis originárias da China a título de direito antidumping, que ocorre quando há suspeita de concorrência desleal. Nos dois casos, as reduções valem até 30 de junho de 2021.
Desde o início da pandemia, o governo zerou a alíquota de importação de trezentos e três produtos relacionados ao combate ao coronavírus, tendo, por exemplo o álcool em gel, máscaras e luvas, todavia, a redução não havia atingido os materiais necessários para vacinar a população, assim com mais essa recente redução de imposto das seringas e agulhas hospitalares, facilitará a vacinação.
Por: Andrelise Betanin
Fonte: https://exame.com