Antigamente, quando visitávamos as vinícolas, deparávamo-nos com um ambiente repleto de barricas de madeira para envelhecimento dos vinhos nobres. Atualmente, sabe-se que alguns vinhos migraram da barrica de madeira para recipientes de aço inoxidável ou concreto.
Para o melhor envelhecimento do vinho é muito importante que o recipiente de armazenamento seja adequado. E é neste momento que entram em pauta os tanques de concreto em formato ovoide, inspirados nas ânforas, vasos antigos, que as civilizações ancestrais gregas, persas e romanas já utilizavam na fermentação de bebidas.
O primeiro tanque desse tipo foi fabricado na França, em 2001, por Marc Nomblot a pedido do enólogo Michel Chapoutier. Ela não teve o uso de aditivos químicos, apenas “areia lavada do Loire, cascalhos e água mineral não clorada e cimento”.
O projeto levou em consideração o princípio da “Razão Áurea” ligada à proporção entre dois segmentos ou duas medidas. Além disso, o formato oval permite a constante movimentação do vinho sem a necessidade do uso de bombas e sem contato com oxigênio, tornando a composição do líquido mais uniforme e a fermentação mais regular.
Recentemente nossos clientes puderam contar com a expertise da Efficienza nesse projeto e demais trâmites inerentes a esse tipo de mercadoria. Os nossos clientes que adquiriram esses tanques estão extremamente satisfeitos com o resultado. Nossa parceira Enobrasil Equipamentos Enológicos Ltda, conta com know-how para auxiliar na negociação e na escolha do tanque mais adequado para a necessidade do importador, além de prestar todo o acompanhamento do processo.
Sua empresa está querendo inovar para afinar ainda mais a qualidade do seu vinho? Contate-nos e deixe seu processo em nossas mãos! Conte com a Efficienza e a Enobrasil nesse projeto!
Por: Fernanda Dal Corso Valentini