Com o agravamento da pandemia, vieram à tona diversos problemas na logística mundial, uma delas é a escassez de containers com o aumento exponencial das transações comerciais.

Com isso, os valores das taxas de embarque foram para as alturas, batendo o recorde de mais de 20 mil dólares por container de 40 pés entre a China e os Estados Unidos, o cenário está cada vez mais caótico, pois as novas variantes da covid-19 estão renovando o ciclo de contaminação e incertezas.

Não se via uma alta tão grande no setor de containers e armadores desde a década de 90, além disso, as mudanças climáticas forçam a alteração das rotas dos navios gerando atrasos, feriados e comemorações importantes também, como o ano novo chinês e a retomada gradual das atividades após a ampliação da vacinação mundial.

São desafios enormes para as empresas e toda a cadeia, pois sempre que há grandes alterações nos valores dos serviços, surgem novas soluções mais ágeis e mais baratas, podendo transformar todo o setor e impactar no modus operandi do que estamos habituados.

Fonte: https://epocanegocios.globo.com

Por: George Souza