Exportações de derivados da uva nesse ano registram uma forte alta comparando com o ano passado. Apesar de o consumo nacional ainda ser mais alto, esse aumento no mercado mundial anima os exportadores e mostra que o mercado internacional está aprovando a qualidade do nosso produto.

Nosso suco de uva lidera alta com aumento de 261,95%, passando de 321 mil litros nos primeiros seis meses de 2020 para 1,1 milhão de litro nesse ano. Logo atrás vem os vinhos finos registrando alta de 161,17% chegando 3,6 mil litros. E os espumantes que aos poucos vem ganhando espaço no mercado internacional com alta de 38,08%, chegando aos 340 mil litros. Nosso principal comprador de vinhos foi o Paraguai com 3,1 milhões de litros, seguido pelos Estados Unidos, que compraram 304 mil litros de espumante e a China com 300 mil litros de suco de uva.

Somente nesses seis meses do ano nossos exportadores enviaram vinhos finos para 55 países, espumantes para 36 países e suco de uva para 42 países.
Todo esse reconhecimento pelo mercado nacional e internacional vem do aperfeiçoamento das técnicas e processos realizados pelo setor da vitivinicultura, com investimentos cada vez mais significativos.

Por: Italo Correa Nunes