Uma rede de conveniência do Japão, está utilizando drones para entregas de comidas e bebidas para o consumo rápido, vendidos via aplicativo na cidade de Minamisoma.

É uma aposta da empresa nas entregas de comida na cidade, pois em 2011 a região foi evacuada, após um vazamento nuclear na usina de Fukushima, a poucos quilômetros de Minamisoma. Os drones efetuam as entregas de comidas e bebidas, além de remédios para idosos e locais de difícil acesso na região.

O investimento da empresa em drones, é mais um de uma revoada de anúncios sobre o uso de tecnologia de veículos autônomos em logística.

Apesar de ser uma tecnologia revolucionária, ainda é muito cedo para afirmar o real impacto dos drones na logística.

A possibilidade de as empresas começarem a investir em drones para realizar entregas em tempo e custo menor é grande, pois figura como uma solução a muitos problemas logísticos, como: prazo, infraestrutura custo, acesso a regiões hostis e segurança.

Além das entregas, os drones também podem ser utilizados na logística para a segurança das cargas, para monitorar o tráfego, assim tendo a possibilidade de alterar a rota e a entregar acontecer mais rápida e também para monitorar a carga e descarga em armazéns e docas, além de questões ligadas as rotinas dos centros de distribuições.

Por Fernando Marques.