As importações de fertilizantes pelos portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná, cresceram 12% (doze por cento) no primeiro quadrimestre, quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. O bom desempenho levou ao aumento da movimentação nos terminais paranaenses.

Os terminais de Paranaguá e Antonina movimentaram 18.262.189 toneladas, de janeiro a abril. “Fechamos os primeiros quatro meses do ano com movimentação 1% maior que a registrada no mesmo período, em 2020. As chuvas e o atraso na chegada da soja prejudicaram as exportações, enquanto as importações tiveram alta de 12% no período”, conta o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Do volume total, entraram no Brasil 7.444.115 toneladas de cargas estrangeiras em 2021. No ano passado, foram 6.628.630 toneladas. “As compras de produtos diversos, que chegam em contêiner, por exemplo, cresceram 25%. Nos granéis sólidos, destaque para o desembarque de malte e cevada, que cresceu 21%, e de fertilizantes, 12%”.

Após um 2020 conturbado em virtude da pandemia do Corona vírus, conseguimos perceber uma retomada nas movimentações de importações de fertilizantes no mercado brasileiro. A Efficienza Negócios Internacionais atua no ramo do comércio exterior há mais de 25 anos e possui especialistas prontos para sanar todas as suas dúvidas referentes aos trâmites para suas importações e exportações.

Fontes: https://www.canalrural.com.br
https://www.globalfert.com.br

Autor: Vitor de Oliveira Rigon