Após uma queda de 22% perante ao Dólar no ano passado, o Real valorizou 3,2% em 2021.

Após um ano de 2020 tenebroso, estando presente nos lugares mais altos das piores moedas do mundo, o real conseguiu alterar, nos últimos meses, sua tendência de queda de valor frente ao dólar. Com esta mudança, a moeda nacional encontra-se na outra ponta da lista, perto das moedas que mais se fortalecem.

Conforme pode ser visualizado no ranking feito pela agência brasileira de classificação de risco Austin Rating, o real é a 12ª moeda, em uma lista de 120 países, que mais teve valorização contando do início deste ano até o momento, com uma alta acumulada de 3,2% frente ao dólar. Na lista, o Brasil possui, nos seus arredores, países que também tiveram dificuldades no ano que passou e estão buscando uma recuperação,

Este panorama é contrário ao ocorrido em 2020, quando o real terminou o ano sendo a sexta moeda que teve maior perda de valor no âmbito mundial, chegando a uma depreciação de 22,4% em relação ao dólar. Com este resultado, o real ficou à frente apenas de moedas como o peso argentino; o kwacha, da Zâmbia, e o bolívar da Venezuela, último da lista.

Em março o dólar chegou aos R$ 5,90, sendo seu ápice. Entretanto, a cotação dele enfrentou uma perda de força perante ao real, devido a tensões econômicas. No momento, a moeda norte-americana é cotada na faixa dos R$ 5, representando uma queda de 14% neste período.

Estamos percebendo uma movimentação na economia e nos negócios, mas um fator importante para resultados positivos nas organizações depende também da postura de sua equipe e gestores.

Fonte: CNN Brasil

Autora: Tatiane Delazzeri