A Efficienza teve a honra de ser convidada a palestrar em workshop de logística internacional no PPE (Programa Primeira Exportação) desenvolvido e apoiado pelo Wines of Brasil na última sexta-feira, 27/10.

O projeto PPE tem o objetivo de desenvolver e promover a primeira exportação de vinhos, sucos, espumantes e outros produtos do segmento vitivinícola. E é através do programa que as 42 empresas associadas a Wines recebem treinamentos e palestras das mais diversas áreas de comercio internacional.

O workshop de logística internacional, com mais de 3 horas de duração, possibilitou aos participantes e colegas de profissão trocarem informações, tirarem dúvidas e principalmente conhecerem a importância da gestão logística inteligente e responsável. Foram apresentados e explanados os principais modais de transporte, suas especificidades e diferenças, os termos internacionais de comércio exterior (Incoterms) e informações pertinentes as negociações de frete internacional e gestão do transporte.

O projeto Wines of Brasil:
Criado em 2002, é mantido por meio de uma parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Também conta com o apoio de instituições como Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério de Relações Exteriores (MRE) e Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Rio Grande do Sul (SDPI).

Promover a qualidade dos vinhos brasileiros no mercado internacional é a principal missão do projeto Wines of Brasil. Para isso, desenvolve um trabalho que começa dentro das vinícolas, orientando os produtores no caminho que leva à exportação, e resulta em ações de divulgação em diferentes partes do mundo, como a participação em feiras enológicas e o contato direto com agentes do trade e formadores de opinião. Atualmente, presta apoio há 42 empresas do segmento.

Ainda em novembro, será realizado um webinar de logística internacional, totalmente gratuito e online. Fique ligado em nossa newletter e participe de nossos treinamentos. É sempre um prazer enorme estar com vocês.

Grande abraço e até a próxima.

Por Tiago Todeschini.