De acordo com a TCP, empresa que administra o Terminal de Containers de Paranaguá, foi registrado um aumento de 95% na importação de defensivos agrícolas no período entre janeiro e agosto de 2022 em comparação ao mesmo período do ano de 2021.

As crescentes liberações realizadas pelo governo federal, autorizando a importação de novos defensivos agrícolas, contribuíram para o aumento de movimentações do setor. Segundo o Ministério da Agricultura, só em 2021 foram 562 produtos do tipo autorizados. Outro motivo para a disparada das importações é o clima seco, que torna o ambiente propício para proliferação de pragas e insetos.

De acordo com dados do Sindiveg (Sindicato Nacional da Industria de Produtos para Defesa Vegetal), o mercado de defensivos agrícolas no Paraná representou 10% da aplicação total brasileira no primeiro semestre de 2022. O estado aplicou mais de US$ 630 milhões em insumos no período, valor 12% maior em relação ao mesmo período do ano anterior.

Ao todo foram importados 11.382 TEUs (Twenty-Foot Equivalent Unit), equivalente a mais de 166 mil toneladas, dos principais clientes que importam tais produtos em 2022. Comparado com o ano de 2021, que fora registrado a movimentação de 5.851 TEUs de janeiro a agosto do mesmo ano, a quantidade é quase o dobro para o ano de 2022.

Por: Dante Zanardi

Fonte: https://globorural.globo.com

https://www.portosenavios.com.br