Crédito da Imagem: freepik

 

Se sabe que o artesanato é uma atividade econômica extremamente importante para a economia do Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 67% dos municípios no país têm o artesanato presente na economia, além de ser um mercado que movimenta em média R$ 50 bilhões por ano e sustenta 10 milhões de brasileiros.

Em outubro deste ano, o Ministério da Economia e a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) assinaram um acordo com o objetivo de tornar o artesanato brasileiro conhecido por todo o mundo e realizar ações para atrair parceiros internacionais na participação de feiras de artesanato brasileiras.

O acordo estabelece que a prospecção de possíveis compradores será coordenado pelo escritório da Agência em Bruxelas, na Bélgica. Segundo o Ministério da Economia, os países da Europa são importantes compradores de produtos do artesanato brasileiro, sobretudo artigos de decoração e têxteis.

Ainda dentro do acordo, a iniciativa Trilha do Artesão Brasileiro foi anunciada. A iniciativa oferecerá capacitação gratuita para incentivar artesões e empreendedores a se desenvolverem tecnologicamente e aumentarem seu faturamento. Como exemplo do que pode oferecer a iniciativa, na última quarta-feira (17/11), o Ministério da Economia anunciou uma parceria com a Amazon Brasil que capacitará micro e pequenos empreendedores (MPE’s), micro empreendedores individuais (MEI’s) e artesãos por meio de cursos online gratuitos, para que os mesmos possam migrar para a plataforma virtual e iniciarem suas vendas pelo site da loja, possibilitando a venda dos artesanatos brasileiros para todo o mundo.

Fonte: Ministério da Economia

Por Lia Francini Suzin