O bloqueio da passagem no Canal de Suez, devido ao navio da Evergreen que encalhou ali, está afetando a economia global. Mesmo com o desencalhe do navio nesta semana, pode levar um tempo até que tudo se estabilize.

Este canal é responsável por mais de 10% do comércio mundial e, até segunda-feira (29/03), quando o navio desencalhou, mais de 400 barcos estavam esperando a liberação da passagem pelo canal. Algumas embarcações optaram por redirecionar suas rotas, mesmo que por caminhos mais longos, para tentar economizar tempo. Com estas alterações de rotas, com o tempo que levará para normalizar a situação para que todos os navios que esperam passagem consigam seguir seus rumos e com os engarrafamentos em portos do todo o mundo, que ocorrerá devido a todo este congestionamento, houve um aumento nos valores de fretes internacionais, atrasos nas entregas de mercadoria e até mesmo aumento nos preços de produtos.

Assim sendo, é de vital importância deixar os fretes futuros da sua empresa alinhados e solicitar ajuda para planejar seus embarques. Conte com a equipe de Logística da Efficienza para lhe auxiliar nisso.

Autora: Isadora Conte Poletto

Fontes: Faz Comex , UOL , UOL Notícias , UOL Economia