Na manhã do dia 23 de março, o navio porta-containers Ever Given, com 400 metros de comprimento, encalhou na diagonal do Canal de Suez, no Egito, devido a fortes ventos na região. Esse incidente interrompeu a principal e mais curta rota entre a Europa e Ásia causando uma enorme fila onde mais de 400 navios aguardavam para seguir viagem.

Na manhã de hoje, após 6 dias do acontecimento, o navio foi liberado sem danos na embarcação e no canal, o qual necessitou de dragagem e escavação para que fosse possível fazer a remoção. Estima-se que a partir das 19h (horário local) os demais navios retomem o fluxo de passagem em ambas as direções.

Além disso, de acordo com autoridades locais, serão necessários em média 3 dias para liberar o acúmulo de embarcações gerado pelo encalhe. Por outro lado, o efeito cascata dessa interrupção perdurará por semanas e causará atrasos nas chegadas de cargas, elevação nos valores dos fretes internacionais e, por consequência, nos preços dos produtos, já que algumas embarcações seguiram por rotas mais longas.

Por: Fernanda Dal Corso Valentini