Diversas empresas brasileiras estão enfrentando a escassez de matéria-prima para fabricar suas mercadorias e poder comercializar aos seus clientes. O motivo disso, é que muitas empresas acabam importando insumos da China, e a Ásia está enfrentando contratempos com congestionamentos nos portos.

As autoridades locais, estão intensificando as medidas de desinfecção do surto de casos de Covid-19 e isso acaba causando um acúmulo maior de navios aguardando para operar nos portos.

A maioria dos portos da China estão exigindo teste de Covid-19 para tripulações e os navios continuam atracados até todos realizarem o teste. Caso algum tripulante testar positivo para Covid-19, o navio fica de quarentena e gera atraso ao embarque da carga. Além disso, alguns portos exigem quarentena de 14 a 28 dias para casos em que os navios transitaram pela Índia ou trocaram de tripulação 14 dias antes da chegada na China.

A maior onda de Conoravírus, está fazendo com que a China viva o seu maior momento de apreensão. Possivelmente o porto de Ningbo ficará fechado até o final do mês de agosto de 2021, visto que um grupo de colaboradores foram infectados com o COVID-19.

Por: Fernando Marques.