Você importador/exportador, têm notado o caos que está acontecendo nas importações e exportações, nos últimos meses? Estamos enfrentando uma tremenda alta nos valores de frete.

A exportação, no ano passado, bateu recorde em superávit. Em este ano, provavelmente, não será diferente. Porém o mundo todo está em falta de contêineres.

Os embarques pelo mundo todo estão caóticos. Dias e até mesmo semanas, e por que não meses de rolagens e omissões. Portos congestionados, acabam fazendo que navios cancelem escalas e sigam para outro porto.

Na Europa (Hamburgo, Roterdã e Antuérpia) e nos Estados Unidos (Long Beach e Los Angeles), foram registrados os níveis mais baixos dos últimos tempos quanto a disponibilidade de contêineres.

Os desembarques de cargas na China e atrasos no retorno de navios quando a pandemia se restringia principalmente à Ásia deixaram armadores à espera de milhares de contêineres para transportar produtos. À medida que a doença foi se tornando global, os portos da China começaram a colocar em quarentena os navios por 14 dias, o que agravou ainda mais a crise.

Enquanto o dólar favorece quem exporta, cada vez mais, os portos brasileiros e os grandes armadores não estão dando conta do aumento da demanda. Por isso, é de vital importância a organização com antecedência de seus embarques e contar com um agente de carga atento e que possa encontrar a melhor opção para sua empresa. Para isso, conte com a Efficienza!

Por: Fernando Marques